Informantes do arquivo dialetal

No seu total, as amostras que constituem o espólio completo do Arquivo Dialetal do CLUP, em dezembro de 2012, ascendem a 141 amostras (recolhidas entre 1994 e 2012).

Destas, só 69 são disponibilizadas nesta página. Como foi explicado na apresentação, as restantes, por três razões principais - fraca qualidade sonora, suporte analógico ou possibilidade de identificação civil dos informantes -, não são aqui tornadas públicas, ficando disponíveis para consulta presencial no CLUP, mediante autorização a conceder caso a caso.

Os quadros seguintes indicam a repartição das amostras do Arquivo por sexo e distrito de proveniência dos inquiridos, sendo contempladas em quadros separados quer a coleção total das amostras (Quadros 1 e 2), quer o subtotal formado unicamente pelas amostras disponibilizadas neste site (Quadros 3 e 4).

Olhando-se à distribuição geográfica das amostras recolhidas, verifica-se uma clara prevalência dos informantes dos dialectos setentrionais do português. Uma observação mais atenta dos dados de todas as amostras (v. secção respetiva, nesta página) permite-nos concluir que a coleção do Arquivo se pode considerar representativa das normas urbanas e escolarizadas do Norte de Portugal no período compreendido entre a segunda metade da década de 1990 e o os primeiros doze anos do século XXI.

QUADRO 1

Repartição dos informantes do total das amostras do Arquivo (N=141) por sexo
Informantes do sexo masculino 56
Informantes do sexo feminino 85

QUADRO 2

Origem geográfica das amostras (por distrito/região autónoma), no total das amostras do Arquivo (N=141)
Aveiro 14
Braga 11
Bragança 5
Coimbra 3
Faro 4
Guarda 1
Leiria 4
Lisboa 7
Portalegre 1
Porto 49
Santarém 1
Setúbal 1
Viana do Castelo 6
Vila Real 9
Viseu 6
Açores 5
Madeira 7
Desconhecido 7
Distritos sem amostras recolhidas Beja, Castelo Branco, Évora

OBS.: Distrito/região autónoma onde os inquiridos, segundo informação constante do trabalho escrito entregue pelos autores das recolhas, haviam passado a maior parte da sua vida.

QUADRO 3

Repartição dos informantes do subtotal das amostras do Arquivo disponibilizadas nesta página (N=69) por sexo
Informantes do sexo masculino 34
Informantes do sexo feminino 35

QUADRO 4

Origem geográfica das amostras (por distrito/região autónoma), no subtotal das amostras do Arquivo disponibilizadas nesta página (N=71)
Aveiro 6
Braga 10
Bragança 3
Coimbra 2
Faro 3
Guarda --
Leiria 2
Lisboa 5
Portalegre 1
Porto 18
Santarém --
Setúbal --
Viana do Castelo 4
Vila Real 3
Viseu 6
Açores 2
Madeira 4
Desconhecido --
Distritos sem amostras recolhidas Beja, Castelo Branco, Évora